quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Escola Vereador Pedro Tófano tem Palestra sobre Feminismo e Feminicídio

Camily Vitória

No dia 15 de outubro de 2019, uma terça-feira, por volta das 08:30, no decorrer das 2° e 3° aulas, a Universitária e Feminista que cursa História, Paula Castanho, mais conhecida como Paulinha, veio à escola Pedro Tofano conscientizar os alunos dos nonos anos e primeiro ano do Ensino Médio, por meio de uma palestra, sobre o feminicídio na sociedade atual, ela esclareceu um pouco mais sobre o que é o Patriarcado e o Movimento Feminista. 

A palestrante veio relatar alguns casos e revelou exatamente sobre o que acontece na sociedade atual por causa de um resquício do patriarcado histórico, revelou, ainda, sobre o poder que o homem historicamente detinha sobre a mulher e que, atualmente, ainda tenta manter. Esclareceu sobre o patriarcado, que ele é e como está imerso na sociedade. Um sistema social em que os homens adultos mantêm o poder e predominam em funções de liderança política, autoridade moral, privilégio social e controle das propriedades; e, ainda, no domínio da família, o pai (ou figura paterna) mantém a autoridade sobre as mulheres e seus filhos, e, por meio desse discurso, passam essa herança para seus filhos que, quando ficarem mais velhos, reproduzem a figura paterna e se tornam autoritários sobre a sua própria família; nisso tudo inclui a mulher ter que pedir permissão para quase tudo o que for fazer, por exemplo. Sobre o feminismo, ela ressaltou que é um movimento por igualdade de gênero, são mulheres em busca de igualdade na sociedade para se igualar aos homens em direitos e deveres. 

Ela destacou que sua contribuição para a formação dos ouvintes é dar uma conscientização para as meninas, para não aceitarem desse tipo de poder que pretende inferiorizar a mulher e que, infelizmente, ainda acontecem muitos casos em que homens querem se impor sobre a mulher. Além disso, ela pretendeu conscientizar também os meninos para que, quando fiquem maiores, respeitem as mulheres de modo geral, e suas namoradas, em particular, e aceitem seus espaços individuais na sociedade. 

Para finalizar, ela recitou uma poesia chamada Fardo, cujo tema relata sobre casos de feminicídio; ela, em seu poema, listou nomes de mulheres que morreram pelo poder patriarcal, pela ignorância dos homens que, após terminarem seus relacionamentos, não aceitaram o fim e foram mortas por seus ex-namorados. Essa importante palestra contribuiu para esclarecer e orientar os estudantes sobre esse mal que ainda assombra a nossa sociedade.


Paula Castanho durante a palestra

Veja palestra completa:






Nenhum comentário:

Postar um comentário