Da Redação
O Jornalismo na Escola Estadual
Pedro Tófano é um conjunto de mídias de internet que engloba redes sociais de
vários gêneros: vídeo, foto, imagem e mídia escrita. O jornalismo da escola compõe-se
de um canal de TV on-line no YouTube, um Blog, um perfil no Twitter e um perfil
no Instagram, além de um perfil da Sala de Leitura no Facebook que gerencia uma
página da própria Sala de Leitura e uma página do Jornal Pedro Tófano. O
projeto é produzido pelos próprios alunos e coordenado por professores e equipe
gestora da escola.
O projeto iniciou-se em setembro de
2019, como uma das ações propostas dentro dos Métodos de Melhorias de Resultados
(MMR) à época, ficando sob a responsabilidade de execução para a professora
Maria Cordeiro, responsável pela Sala de Leitura, e o professor James, da
disciplina de Língua Portuguesa. A professora Maria já articulava com redes
sociais com o perfil da Sala de Leitura no Facebook, divulgando seus projetos
com os alunos e com alcance satisfatório na comunidade escolar. Os professores
Ana Flávia e Marcelo, ambos Professores Auxiliares de Tecnologia (PROATEC),
juntaram-se à equipe de jornalismo nesse ano e, mais recentemente, criaram o
perfil da escola no Instagram.
O projeto de jornalismo nasceu de
uma necessidade, inovou-se diante da dificuldade e floresceu como
potencialidade. O projeto inicial para o jornal seria a formação de um grupo de
alunos que ficassem responsáveis pelo registro das atividades da escola,
produzindo matérias e fotos dos eventos e, posteriormente, seria impresso um
jornal anual. Surgiu a primeira dificuldade, não haveria verba para a impressão
do jornal anual. Diante disso, o projeto passou por uma reformulação e foi
criado um blog para servir de repositório das matérias produzidas pelos alunos.
Além do blog, surgiu a ideia de desdobrar e expandir o jornalismo para além do
gênero escrito, foi proposto a produção de matérias audiovisuais e a criação de
um canal de TV on-line com produções jornalísticas feitas pelos próprios
alunos. A Sala de Leitura já trabalhava com registro audiovisual sob a
coordenação da professora Maria, ela sempre registrava as atividades da Sala de
Leitura e postava em sua página do Facebook, desse modo o projeto do jornal seria
uma extensão dessa pedagogia com as produções dos alunos. O professor James introduzira,
na disciplina de Língua Portuguesa, metodologias de educomunicação, com produções
de vídeos feitas pelos alunos e percebeu que alguns deles tinham uma habilidade
comunicativa natural diante da câmera. Outros tinham mais habilidade para a
escrita, outros alunos com habilidade para a criação de desenho, outros para a
edição de vídeo e outros com propensão à fotografia e à cinegrafia. Esses
alunos foram convidados para compor a equipe de jornalismo, registrarem os
eventos da escola e divulgarem para a comunidade escolar. Havia também a
necessidade de dar voz à comunidade discente e registrar as atividades do
grêmio estudantil, assim criou-se um espaço para alunos proativos e protagonistas
com habilidades especiais em potencial desenvolvimento.
O projeto cresceu como
potencialidade, aos alunos envolvidos com o projeto foi oferecida a
oportunidade de desenvolvimento das suas habilidades naturais e uma opção
exterior à sala de aula de aprendizagem e ampliação à formação e direcionamento
de desenvolvimento pessoal e intelectual mediante os desafios aos quais eles
são expostos dentro do projeto. Os alunos que participam do projeto de
jornalismo vivenciam situações reais de reportagem que lhes oferecem a oportunidade
de desenvolver seu potencial comunicativo. O projeto de Jornalismo na Escola
busca se renovar e renovar sua equipe de alunos-repórteres agregando novos
potenciais talentos para o desenvolvimento desses alunos e ampliando as
propostas educativas dentro do espaço escolar. Com o apoio da equipe gestora,
houve um incentivo para o projeto crescer e se desenvolver, a escola está
investindo em tecnologia de apoio para que o projeto continue, cresça e invista
no desenvolvimento dos talentos locais da comunidade escolar. Para a
comunidade, o projeto leva informações sobre o que acontece na escola, todos
podem acessar e conferir os trabalhos que estão sendo realizados durante o período
letivo. Lamentavelmente, com o advento da pandemia, o projeto ficou estagnado
pela impossibilidade de contato interpessoal e pela paralisação das aulas. A
fonte material para as produções do projeto de jornalismo, os eventos escolares,
estagnou juntamente com a suspensão das aulas. No entanto, o projeto já está
consolidado, ainda mantém uma equipe experiente e retomará suas atividades tão
logo as atividades escolares retornarem.
Acessem nossas mídias:
Twitter: @jornal_p_tofano
Instagram: @pedro_tofanopp
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