terça-feira, 1 de outubro de 2019

Hip Hop na escola



Camily Vitória

No dia 23 de abril, por volta das 08:40, aconteceu na quadra da escola E. E. Pedro Tófano Vereador um evento esperado por todos: a Batalha do Vale. Por meio do Data Show, Igor Enrique e João fizeram demonstrações de rimas, e demonstraram uma batalha com a temática “conhecimento”, além de falarem sobre o conceito e a história do Rap e seu lugar na Cultura Urbana.
Igor foi muito gentil com todos, fez uma demonstração de rima sobre respeito, na rima de conhecimento, junto ao Flash Mc, que é o João. Os dois fizeram uma ótima apresentação e com certeza que entraram na cabeça de muitos alunos que estavam ali, que levavam a Cultura de rua e o Hip Hop, como se fosse algo ruim, e que se relaciona-se somente à bagunça e muitos desrespeitavam, mas com certeza mudaram seus pensamentos e pretextos do que era a Cultura de rua e o Hip Hop em si. Gabriela Fernanda, aluna do 1° ano A, relatou: “O movimento de rua não é drogas, e não é bagunça, vai além da internet, precisam ver para conhecer, que tudo o que eles disseram pode servir de aprendizado para qualquer um, e todos deveriam se aprofundar do que se trata.”

Alunos assistindo à palestra sobre cultura urbana - o Movimento Hip Hop

Falaram sobre a estrutura do rap, como foi fundado, por quem, e quando ele se exibiu totalmente na cena da sociedade. Dando voz ao Racionais, Sabotage, que foram grandes nomes ao rap e Hip Hop, ainda são enormes influências para os Rappers e Mc's de hoje em dia. Falaram sobre o Malcolm X, um grande militante da história norte-americana e líder de grande influência, que criou uma Organização para a Unidade Afro-Americana, e foi um dos maiores defensores do Nacionalismo Negro nos EUA. Infelizmente foi assassinado em 21 de Fevereiro de 1965. Disseram, ainda, sobre e como o rap veio ao Brasil. “Foi bom e levamos como aprendizado. O movimento é legal, o incentivo que eles deram, sobre aceitar o cabelo, que devemos se amar da forma que somos, sem ligar para o que dizem. E a forma que explicaram o conceito "rap", que não é bandidagem nem drogas, é respeito e acolhimento aos outros.”, disse empolgado Felipe Amorim, aluno do 1° ano A, com a apresentação da dupla de Mc’s.

Flash MC e Igor em palestra sobre cultura urbana

Eles disseram coisas muito interessantes, por exemplo: o rap surgiu no Brasil em 1986, na cidade de São Paulo, os primeiros shows eram apresentados no Teatro Mambembe Pelo DJ Theo Werneck, e, na época, essa cultura não foi bem aceita, pelo fato de a acharem violenta, pois, à época, muitos Mc's e Rappers morriam baleados. Entre outros conhecimentos, eles ensinaram sobre a cultura do movimento: o termo do rap é Rhythm And Poetry (Ritmo e Poesia) e que o Rap surgiu na Jamaica na década de 1960. E o rap é uma batida acelerada e a letra vem em forma de discurso, entre outras coisas que aprendi com o que eles disseram.

Igor e Flash MC demonstrando aos alunos uma Batalha de rimas

A organizadora do evento foi a aluna do 1º ano A, Camilly Vitória, membro do Grêmio Estudantil, que atua como Diretora Social; ela levou a proposta à direção da escola que achou a ideia interessante e convidou os rapazes, @IgorORejeitado e o @FlashZn. (nomes artísticos), representantes da Batalha do Vale, que acontece toda sexta numa praça ao lado do Shopping. A diretora Carla colaborou para o evento acontecer e o encontro foi realizado pelo desejo dos alunos de conhecer mais sobre a cultura do Hip Hop.

Encerramento do evento: os MC's com os alunos da escola Pedro Tófano Vereador


Nenhum comentário:

Postar um comentário